Monday, April 30, 2007

LOUIS ANDRIESSEN (1939)


:: Worker’s Union (1975) ::
Natural de Utrecht, Louis Andriessen estudou com o seu pai (o compositor Hendrik Andriessen) e com Kees van Baaren no Conservatório de Haia. Entre 1962 e 1964 fez estudos aprofundados em Milão e Berlim com Luciano Berio. Desde 1974 combina o seu trabalho de compositor com o de pianista e professor.
Da composição de jazz e de vanguarda, Andriessen evoluiu para um estilo em que emprega harmonia elementar, materiais rítmicos e melódicos, ouvidos em instrumentações totalmente distintas. A sua reconhecida admiração por Stravinsky revela-se num vigor paralelo, claridade de expressão e especiais dotes colorísticos.
As obras de Andriessen têm atraído o interesse de muitos grandes artistas e agrupamentos holandeses especializados em música contemporânea: De Volharding e Hoketus; o Schoenberg Ensemble, o ASKO Ensemble, o Netherlands Chamber Choir, o Schoenberg Quartet, os pianistas Gerard Bouwhuis e Cees van Zeeland, e os maestros Reinbert de Leeuw e Edo de Waart. Também muitos agrupamentos internacionais têm encomendado e apresentado as suas obras. É o caso da San Francisco Symphony, BBC Symphony Orchestra, Kronos Quartet, London Sinfonietta, Ensemble Modern, Ensemble InterContemporain, Icebreaker, Bang on a Can All Stars, e California EAR Unit.
Encomendas recentes incluem “La Passione”, para a London Sinfonietta e “Racconto dall' inferno” para o MusikFabrik, bem como “La Commedia” (a partir da Divina Comédia, de Dante), para a Netherlands Opera para ser estreado no Festival da Hollanda em Junho de 2008.

No comments: