Monday, April 30, 2007

BEFREIUNG (LIBERTAÇÃO) (1989)

Befreiung [Libertação] (cena concertante para narrador e ensemble), com texto de Rainald Goetz.
“Em 1989 a Frankfurt Alte Oper pediu-me que escrevesse uma composição para o "Frankfurter Feste" celebrando os 200 anos da Revolução Francesa. Hesitei por um largo período dado que o vocabulário revolucionário parecia tornar impossível um tratamento histórico diferenciado, particularmente nesse tempo (antes do fim da RDA, Roménia, etc) - até as empresas de mobiliário se apropriavam dele (“A revolução é com o Frank!). Mudei de ideias quando redescobri a anti-liberal e polémica trilogia dramática de Rainald Goetz, "Krieg" [Guerra].
Retirei os textos de duas personagens – “Stammheimer" e "Heidegger" – das cenas Dois (Desintegração) e Três (Organização) e tentei dar-lhes forma musical. Não pretendo, porém, ser eu a resolver ao público a tensão política contida nestes textos, mas apenas libertá-la para uma confrontação individual.
Esta peça também se opõe à convenção teatral naturalística com a qual é costume ser tratada a linguagem rítmica de Rainald Goetz, tornando necessário atribuir às personagens uma densidade psicológica para o bom e para o mal, quando no fundo, isso serve apenas para nos proteger de estabelecermos esta distinção para nós mesmos.”

No comments: