Monday, April 30, 2007

FREDERIC RZEWSKI (1938)


:: Coming together (1972) ::
Frederic Rzewski (nascido em Westfield, Massachusetts, EUA) estudou música primeiro com Charles Mackey em Springfield, e, posteriormente, com Walter Piston, Roger Sessions e Milton Babbitt nas Universidades de Harvard e de Princeton. Mais tarde foi para Itália (1960), onde estudou com Luigi Dallapiccola e conheceu Severino Gazzelloni com o qual tocou um muitos concertos, tendo assim iniciado uma carreira como pianista especializado em nova música para piano. A sua amizade inicial com Christian Wolff e David Behrman, e o facto de ter conhecido e convivido de perto com John Cage e David Tudor, influenciaram-no fortemente como pianista e como compositor.
Em Roma, nos anos sessenta, em conjunto com Alvin Curran e Richard Teitelbaum, formou o grupo MEV (Musica Elettronica Viva), que rapidamente se tornou conhecido pelo seu trabalho pioneiro com electrónica ao vivo e improvisação. Colocando lado a lado músicos e compositores de origem clássica e da vanguarda do Jazz (como Steve Lacy e Anthony Braxton), o grupo MEV desenvolveu uma estética musical como um processo colectivo espontâneo. Esta experiência pode ser reconhecida nas suas composições dos finais dos anos 60 e início dos anos 70, as quais combinam elementos derivados de ambos os mundos: da música escrita e da música improvisada.
Ao longo dos anos setenta fez experiências nas quais estilo e forma são tratados como elementos estruturais. A mais conhecida obra desse período é “The People United Will Never Be Defeated!” (O povo unido jamais será vencido!), um conjunto de variações para piano com a duração de 50 minutos. Um certo número de obras para grandes agrupamentos (escritas entre 1979 e 1981) revelam o regresso a uma notação mais experimental e gráfica. As suas obras dos anos 80 exploram, porém, novas formas para a técnica dos doze tons. Uma relação mais livre e espontânea à escrita musical pode ser notada nas suas obras mais recentes. A sua obra de maiores dimensões é “The Triumph of Death” (1987-8), um oratório de duas horas de duração baseado em texto adaptados de Peter Weiss.
Ensinou composição no Conservatoire Royal de Musique de Liege (Bélgica) entre 1983 e 2003. Foi também professor de composição na Universidade de Yale, no Cincinnati College-Conservatory of Music, na State University of New York at Buffalo, no California Institute of the Arts, e na Universidade da California at San Diego. Ensinou também no Mills College, no Conservatório Real de Haia, na Hochschule der Künste em Berlim e na Hochschule für Musik em Karlsruhe.

No comments: